“Grito do Rock” acontecerá dia 30 de abril na Praça de São Pedro, em SJB | Barra SJB Noticias

“Grito do Rock” acontecerá dia 30 de abril na Praça de São Pedro, em SJB

Silvano Motta

Sem proprietários e patrocinadores master, o Grito Rock é um festival colaborativo, baseado em tecnologias livres. Em 2016 acontece no período de 5 de fevereiro até o final de abril. Produtores independentes podem inscrever-se para participar e realizar uma edição em sua cidade. O formato colaborativo permite que, a cada ano, mais produtores compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da música local ao passo que cria conexões em âmbito global.

O evento acontece pela primeira vez em São João da Barra e conta com uma equipe de peso para reunir artistas e agitadores culturais da cidade e da região.

No dia 30 de abril de 2016, a partir das 18h, o coletivo Casinha e a Multiplural Produções realizarão, em parceria com a rede Fora do Eixo, o Grito Rock São João. O evento é o maior festival colaborativo internacional do mundo, acontece de forma articulada unindo produtores, artistas e públicos de diversos países.

Afim de propiciar a circulação dos artistas, o festival mantém sua característica de criar rotas que facilitam turnês, através da articulação entre cidades que recebem o Grito Rock e podem dialogar com bandas e grupos diversos. Os artistas que se interessarem em compor a programação do festival poderão ser selecionados pelos produtores através da plataforma Toque no Brasil, que irá divulgar a abertura de vagas nas cidades onde ocorrerá o evento.

Em sua última edição em 2014 o Grito Rock aconteceu em 300 cidades em 35 diferentes países, lançando diversas bandas no cenário nacional e internacional, além de criar uma rede de articulação da cena alternativa.

O evento contará também com apresentações de grupos de dança e teatro​, debates sobre cultura, direitos autorais, coletivos culturais, ativismo social e economia colaborativa.​

 

Fonte: Parahybano